PINTURA DIGITAL

O Curso Pintura Digital com Photoshop – Fundamento destina-se a todos que já compreendem as técnicas fundamentais de uso do Photoshop e desejam direcionar para o uso de suas habilidades artísticas de pintura digital utilizando-se dessa poderosa ferramenta de edição e tratamento de imagens.

No curso são apresentados conceitos que vão desde a criação de novas pontas de pincel ao aprendizado e uso dos vários tipos de pincéis, passando pelo desenvolvimento de pinturas de réplica, que certamente irão ajudá-lo na evolução da acuidade visual.

PINTURA
DIGITAL

A pintura digital atualmente é uma realidade nas mais diversas produções. Do storyboard à teoria cromática de um concept, ou da criação de um personagem ao refinamento de uma ilustração, ela está presente no dia a dia dos maiores artistas.

A pintura digital ganhou o mercado e disparou à frente da ilustração tradicional por ser mais rápida não só de produzir, como também de modificar.

Compreender conceitos básicos sobre luz e sombra pode ter um efeito revolucionário na sua arte. Com esses fundamentos você poderá aplicar os métodos de pintura apresentados no curso nos seus trabalhos.

Aprenda a colorir seus desenhos de uma forma prática e diferenciada nesse curso divido em 8 aulas explicativas!

Inlumini CG - Pintura Digital

Descrição

Neste curso veremos o processo completo de criação de uma Matte Painting. Diversas técnicas serão apresentadas para que o aluno possa acompanhar, gradualmente, o passo a passo da produção de um cenário realista, que poderá ser utilizado tanto como Concept Art, como para ser implementado em games e em filmes como produto final. Utilizando Photoshop, abordaremos técnicas de photobashing, composição, criação de atmosfera e iluminação, utilização de máscaras de luminosidade, entre vários outros assuntos.

Matte Painting

É uma técnica de pintura ultra-realista usada para simular cenários e objetos de cena. O objetivo principal é redução de custos, já que ao invés de locação de espaço ou construção de cenário, você simplesmente o pinta e grava por cima. Outros motivos são tecnologia necessária para criação de alguns cenários e tempo de produção, o que no fim reflete novamente ao custo.

Evolução

A utilização mais antiga e documentada da técnica foi em 1907 para o filme Missions of California. Até a década de 80, as pinturas eram feitas de modo tradicional, com pincel e tinta sobre vidro (por isso é chamada de Glass Painting também). Com a evolução dos computadores e ferramentas gráficas, as pinturas passaram a ser digitais e a mesclar com objetos 3D também. No cenário atual há mescla com várias técnicas para se alcançar o resultado necessário: pintura digital, fotografias, manipulações fotográficas, renderização 3D, animações e filmagem real.

Por trás da câmera

Nos vídeos abaixo podemos ver a utilização do Matte Painting nos filmes da primeira trilogia de Star Wars, note que a técnica era utilizada no vidro.

Com uma pesquisa rápida pelo assunto você encontra diversas imagens de grandes produções que utilizaram esta técnica, como Indiana Jones, Senhor dos Anéis, Planeta dos Macacos e Avatar. Eu escolhi os vídeos acima para representar dois momentos importantes do Matte Painting e a diferenças da técnica original para como é utilizada atualmente. No youtube é possível encontrar diversos tutoriais de profissionais da área, ensinando técnicas de Matte Paiting. Acredito que vale a pena dar uma olhada.

inlumini cg - matte painting - game of thrones
inlumini cg - matte painting - ultimo samurai
inlumini cg - matte painting - game of thrones
inlumini cg - matte painting - star wars episodio III

Apresentação
Introdução ao mundo da pintura digital.
TópicoFerramenta Pincel
Tipos.
Estrutura e utilização.
Ajustes finos com o painel Brush.
TópicoPintando sólidos
Utilizando os conceitos na prática: produzindo contorno para guiar a pintura.
Utilizando os conceitos na prática: desenvolvimento de iluminação e meio-tom.
Utilizando os conceitos na prática: desenvolvimento de sombras.
TópicoFerramentas de pintura do Photoshop
Apresentação e compreensão das ferramentas do Photoshop utilizadas para pintura digital.
TópicoLuz, sombra e volume
Reconhecendo os elementos de luz e sombra por meio do trabalho com uma esfera.
Reconhecendo os elementos de luz e sombra por meio do trabalho com um cubo.
Reconhecendo os elementos de luz e sombra por meio do trabalho com um cilindro.
TópicoReplicando imagens
Utilizando os conceitos na prática: particularidades da pintura de água.
Utilizando os conceitos na prática: particularidades da pintura de fogo.
Utilizando os conceitos na prática: particularidades da pintura de metais.
Utilizando os conceitos na prática: exemplo com brilho, textura específica e profundidade de campo.